Em assembleia realizada ontem às 16h no campus Campos-Centro, os servidores decidiram continuar a greve que está na sua terceira semana,enquanto se desenrolam as negociações em Brasília.
A assembleia foi conduzida pelo presidente regional do SINASEFE, Paulo César Marques (Paulinho Caxinguelê), que apresentou as informações sobre o movimento. Segundo Caxinguelê são 187 campi dos Institutos Federais paralisados em todo o país. Isso significa uma paralisação de quase 90% dos IF.
Na última sexta-feira (19) o governo recebeu representantes da ANDES-SN e acenou com a possibilidade de receber também a FASUBRA. No encontro com os representantes da ANDES foi apresentada a proposta de incorporação da gratificação (a GEMAS dos professores das universidades e GEDBT dos Institutos Federais) ao vencimento básico e um reajuste linear de apenas 4%, além do reajuste da RT em 4%, vigorando a partir de 2012. O governo também acenou com a possibilidade de ajuste da tabela dos servidores do EBTT com a Ciência e Tecnologia, para 2013, além da regulamentação da progressão do DI para DIII de acordo com a titulação.
De acordo com Caxinguelê a abertura com o governo é uma das conquistas da greve do SINASEFE, pois antes da deflagração do movimento o governo se mostrava irredutível, argumentando não haver recursos disponíveis para a educação. Nesse sentido o SINASEFE nacional reunido em Brasília no último fim de semana (20 e 21) decidiu pela continuação da greve, pois a proposta do governo, além de insuficiente (pois 4% está muito aquém do valor de 14,65% baseado na inflação) não contempla os servidores administrativos e não sinaliza com melhorias para a educação.
Durante a análise da conjuntura, ressaltou-se o fato de o governo utilizar a propaganda a respeito da expansão da rede federal de ensino como instrumento para enfraquecer o movimento grevista, que denuncia inclusive a precariedade desta expansão alardeada pelo governo.
Após análise, com a aprovação da grande maioria, com nenhum voto contrário e apenas 2 abstenções, o campus Campos-Centro optou pela permanência da greve, deixando em suspenso a data de uma nova assembléia, aguardando as negociações em Brasília.
Na próxima quinta-feira (25) às 9h30min haverá assembleia no campus Bom Jesus, com a presença da direção regional do SINASEFE e representantes dos comandos de greve de outros campi do IFF para maior integração do movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário