sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Relatório da reunião com o MEC nesta quinta 15 de setembro

Na última quinta-feira a Comissão de Negociação do SINASEFE e representantes do Comando Nacional de Greve reuniram-se com o Ministro da Educação, Fernando Hadad, e apresentaram a contraproposta deliberada na 103ª plenária.
Com relação aos concursos públicos o ministro ressaltou que os reitores já podem realizar concurso utilizando o banco de professores equivalentes e acenou com a possibilidade de realizar um calendário de vagas.
Sobre a progressão docente, o ministro disse que finalmente entendeu nossa questão e que irá se empenhar pessoalmente junto ao MPOG para que o caso seja resolvido. Caso não consiga, recorrerá às instâncias superiores (AGU) para arbitrar. Neste momento, o ministro fez um longo discurso sobre a necessidade do SINASEFE assinar o acordo do ANDES e PROIFES para participar do GT de reestruturação das carreiras.
Quanto à capacitação para os técnico-administrativos, o ministro afirmou que isso se resolve com a publicação de uma orientação para sua aplicação. O mesmo vale para a implantação da jornada de 30 horas.
Sobre o reajuste, o ministro reafirmou que não tem possibilidades de alteração no acordo feito entre MPOG, ANDES e PROIFES e que não terá reajuste para os técnicos, com possibilidades somente para 2013.
Destacamos que o GT da reestruturação da carreira dos TAEs está mantido.
Ao final da reunião, a comissão deixou claro que há uma plenária marcada para o dia 24/09        e, por isso, há necessidade de que o ministro responda a contraproposta apresentada o mais rápido possível. Haddad comprometeu-se a entregá-la em nova audiência até a próxima quarta-feira, dia 21/09/2011.


Maiores informações: http://www.facebook.com/notes/sinasefe-nacional/relat%C3%B3rio-da-audi%C3%AAncia-com-o-mec-15092011-e-contraproposta-do-sinasefe-ao-minist/124722994294046

Assembleia 16 de setembro e continuidade da greve

Quinta-feira 16 de setembro houve nova assembleia no campus Bom Jesus. Desta vez a assembleia reuniu, além dos servidores administrativos e docentes, que formam a categoria em greve, alunos e alguns familiares, certamente interessados em obter maiores informações sobre o movimento.
O presidente local do SINASEFE, Paulo Caxinguelê, apresentou os informes acerca do movimento e das negociações em Brasília, destacando também a necessidade do campus Bom Jesus manter-se na luta juntamente com os outros cinco campi que compõem o IFF. Alguns servidores também ressaltaram pontos essenciais da pauta de reivindicações afim de esclarecer melhor aos representantes da comunidade as causas do movimento.
Uma mãe de aluno presente à assembleia pediu a fala revelando que não conhecia o movimento e sua abrangência e prestou solidariedade, o que é considerado bastante positivo para a luta de nossa categoria.
Diante da iminência de um novo encontro dos representantes do SINASEFE em Brasília com o ministro da educação Fernando Hadad, optou-se então por uma assembleia informativa e não deliberativa, deixando então a votação pela permanência ou não no movimento para a próxima semana.
Desta assembleia também decidiu-se por um ato público em Bom Jesus do Itabapoana, partindo da escola em direção ao centro da cidade, com faixas e distribuição de panfletos esclarecendo à comunidade o movimento grevista. A manifestação será na terça-feira 27 de setembro às 10h.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ato público em Macaé

Reunião do comando de greve unificado do Instituto Fedral Fluminense decidiu hoje pela realização de um ato público unitário em Macaé na próxima terça-feira às 16 hs.

Deliberações da 103ª plenária realizada ontem

De acordo com a 103ª plenária realizada ontem 13/09 em Brasília ficou deliberado que A GREVE CONTINUA E:
1. O CNG deverá protocolar no MPOG, hoje dia 14 de setembro a nossa reivindicação de reajuste emergencial de 14,67%, conforme consta na pauta;
2. O Comando Nacional irá reunir novamente com o MEC para negociar os GT’s propostos na reunião anterior;
3. Radicalizar o movimento com ocupação das Reitorias, fechamento de logradouros públicos e chamando a imprensa para dar na mídia.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Vejam o discurso do secretário do MPOG ao receber manifestantes do SINASEFE

Esse vídeo mostra como que os técnicos do ministério do planejamento não têm a sensibilidade política para tratar de uma questão tão central para o desenvolvimento do país que é a manutenção da qualidade do EBTT em seu processo de expansão. Expansão apenas quantitativa resulta em prejuízos qualitativos que podem ser irrecuperáveis.
O argumento furado de que o prazo para revisar o orçamento para 2012 não deve influenciar nosso movimento pois a discussão ao ir para o Congresso assume um viés político mais sensível a nossa causa. Devemos continuar, companheiros. Nossa luta começa a ganhar visibilidade.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Assembléia 08 de setembro de 2011

Na assembléia de ontem foram relatados os seguintes informes:
- O Ministério da Educação finalmente reconheceu o SINASEFE como entidade de classe que responde por parcela significativa dos docentes e administrativos dos Institutos Federais, enviando o acordo para ser assinado até no máximo o dia 13 de setembro.

- Foram elencados os seguintes tópicos:

1. Somente para os Professores: Reajuste de 4% sobre salários, sobre RT e incorporação da GEDBT.
2. Instituir um Grupo de Trabalho (GT) para estudar a reestruturação da carreira de Docentes e mobilidade de D1 para D3.
3. Possibilidade de que agentes administrativos de nível superior possam concorrer a cargos de gestão como Reitoria e Pró-reitoria.
4. Entrar em contato com a CAPES para intermediar as negociações para aceitação de diplomas obtidos no Mercosul.
5. Criação de um Grupo de Trabalho para estudar a inclusão do SINASEFE no conselho superior dos Institutos Federais.
6. Rever a política de Vale Transporte para os servidores
7. Divulgar o planejamento de Concursos públicos para os Institutos Federais
8. Uniformizar 30 horas para os servidores administrativos
9. Criar um Grupo de Trabalho para analisar as terceirizações no âmbito dos Institutos Federais

Entretanto, todas as alterações que envolverem recursos financeiros precisarão ainda ser aprovadas pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Em resumo, os servidores administrativos não receberão aumento, seu regime de 30 horas será mantido, e poderão concorrer às eleições para cargos administrativos antes inacessíveis.

Já aos servidores docentes perceberão um aumento salarial substancial de 4%, a partir de abril de 2012, caso o MPOG autorize.

Cabe ressaltar que na maioria dos tópicos serão criados Grupos de Trabalho, que deverão analisar o problema e propor medidas que serão posteriormente avaliadas pelo MEC e depois pelo MPOG.

O SINASEF ofereceu como opções:
- Aceitar a proposta do MEC ; ou
- Radicalização da Greve.

Estavam presentes 35 servidores, entre professores e administrativos.
Dentre este grupo foram aferidos 22 votos favoráveis a radicalização do movimento, 10 votos que preferem o término da greve e 3 abstenções.